Apontando Marta.
Miguel - Minha cunhada.
Marta é tão gentil quanto possível.
Mariana olha um, olha outro. É como se fosse perguntar o que está acontecendo. Não diz nada.
Dá um beijo no rosto de Miguel e vai embora. Miguel, preocupado, fecha a porta.
Marta - O Jofre está sendo procurado, Miguel.
INT Delegacia.
Delegado, Marta e Miguel. O delegado carrinha enquanto fala.
Delegado - A senhora conhece... é amigo do seu marido ou trabalha com ele uma pessoa
chamada Sarmento?
Marta e Miguel.
Marta - Nunca ouvi falar. Por favor, eu estou nervosa; o que foi que meu marido fez?
Delegado senta-se.
Delegado - Ontem houve um acidente de táxi na cidade. Morreram o motorista e um tal de
Sarmento. Tudo indica que seu marido estava nesse táxi. Forarn vistos três indivíduos, só que o
terceiro desapareceu!
Marta - E o que é que isso tem a ver com meu marido?
Delegado - Por coincidência, um cartãozinho do seu marido estava na mão de um dos mortos.
Marta. Ela hesita.
Marta - E isso é suficiente para incriminar alguém?
Delegado levanta-se.
Delegado - Sarrnento não sabemos quem é, mas o motorista tinha antecedentes criminais -
problemas de tóxicos. (Faz uma pausa. ) A senhora sabia que tóxico está ligado até com a
subversão?
A câmera desce e enquadra Marta e Miguel.
14Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.15
Marta - Não estou entendendo onde o senhor quer chegar. Meu marido não tem nada a ver com
uma coisa, nem com outra.
Delegado abaixa-se, encarando. Marta.
Delegado - Não? E onde é que ele está? Por que não atendeu a intimação?
Marta - Eu não sei, eu não sei. Ele devia ter chegado ontem.
Miguel - Senhor delegado, alguma coisa aconteceu com ele. Nós estávamos em São Paulo, não
tinha lugar no mesmo avião, ele veio na frente. Eu vi quando ele entrou no avião.
Delegado, cortando.
Delegado - Jofre Godói da Fonseca, é o senhor?
Miguel - Já disse que sou irmão dele.
Delegado - O senhor Jofre é obrigado a vir aqui pessoalmente.
Agora ele vai até a porta, abre-a. Lá fora está Moreira. O delegado diz, seco:
Delegado - Podem ir.
Marta e Miguel vão sair. Quando Marta passa pelo delegado, ele previne:
Delegado - Se seu marido está escondido; se a senhora sabe onde ele está, diga a ele para vir
aqui'depressa porque a situação dele está ficando cada vez pior.
Miguel e Marta. Estão engasgados de raiva. Os dois saem. O delegado faz um sinal a Moreira,
indicando outra sala para onde devem ser levados.
INT Delegacia. Corredores.
Moreira, conduzindo Marta e Miguel.
Moreira - Estou quase acreditando que a senhora não sabe onde está seu marido, Dona Marta.
Por favor, por aqui.
Marta olha-o, furiosa. Passam a um subambiente, onde se vê um escrivão.
Moreira - Mas a gente acaba encontrando ele. (Ao escrivão): «Dona Marta e o Senhor...»
15Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.16
Moreira olha Miguel.
Miguel e Marta.
Miguel - Miguel Godói da Fonseça.
Moreira ao lado do escrivão. O escrivão, seu rosto, seus dedos batendo à máquina.
Moreira - «... e o Senhor Miguel Godói da Fonseca compareceram a esta DP, atendendo a
intimação feita ao seu marido Jofre Godói da .Fonseca, ponto. Declarou Dona Marta desconhecer
o paradeiro do seu marido.»
INT Hospital Souza Aguiar.
Policial olhando uma lista. Sacode a cabeça.
Polidal - Registrado com esse nome, não. Mas no CTI tem dois
em estado de coma, não identificados...
Malta e Miguel se entreolham, num sentimento de angústia e
esperança.
INT CTI.
A câmera se aproxima e mostra os dois não identificados.
Através de um vidro, Miguel e Marta, aliviados. Afastam-se.
INT Hospital Miguel Couto.
Marta e Miguel caminham com o diretor. A câmera recua
com eles, que se aproximam do policial de plantão. Diretor
pega lista de nomes que está com o policial.
Diretor - Fonseca, Fonseca, Fonseca... Hoje não entrou. (Vira a página. ) Ontem também não...
anteontem, não. Aqui não.
INT Hospital Getúlio Vargas.
A câmera acompanha Miguel e Marta apressados, por um corredor. Luzes. Janelas.
Um policial examina uma prancheta com lista de nomes.
Policial - Aqui não. (Curioso): É o pai da senhora?
Delegado - Meu marido.
Policial e Marta. Ele dá um risinho.
Polidal - Sumiu, é?
16Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.17
Marta vira as costas sem avadecer. Afasta-se com Miguel.
Hospital Getúlio Vargas. Interior grande corredor.
Miguel e Marta saindo. Marta respira fundo.
Marta - Meu Deus do céu. Que coisa mais louca!
Miguel olha Marta, também intrigado. Afastam-se. Marta respira, quer falar com Miguel não sabe o
quê. Miguel abraça-a, procurando aliviar sua angústia.
INT Cárcere.
O rosto de Jofre está inchado. Os olhos escurecidos de equimoses. Sangue pisado e seco nas
narinas. Sua camisa está suja e rasgada. Ele permanece sentado, as mãos amarradas.
Ouve-se a voz de Barreto, num interrogatório sem fim.
Barreto - Você já esteve ali? Conhece aquela casa?
Jofre - Não. Eu não conheço São Paulo direito.
Barreto - Como é que você sabe que é São Paulo?
Mike dá uma gargalhada.'
Barreto - Cala a boca!
Jofre - Tem cara, parece, não é não?
Barreto está ao lado de um projetor de slides. Exibe várias fotos para Jofre. '
Barreto - E essa moça?
Jofre - Não sei quem é.
Barreto - Pois ela te manja. Cansou de te ver com o Resende.
Jofre - Não pode ser. Não pode ser. O Resende eu conheci no avião!
Barreto - Mentira. Foi aqui.
Uma sucessão de fotos em que aparece Resende, a moça e outro homem, cuja silhueta se
assemelha com a de Jofre.
Barreto - Aquele ali é você, não é?
Jofre - Eu não conheço esse cara. Eu não tenho nada a ver com o Resende.
Barreto - Mentira? Olha lá você ao lado do Resende. Não é você, heim?
Jofre - Não. Não. Não. Pelo amor de Deus. Eu quero ir embora
17Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.18
daqui. Me deixe ir embora daqui. Eu não tenho nada para falar, porra!
Barreto - Me respeita!
Jofre - Não respeito, porra!
Barreto - Cala a boca!
Jofre - Não calo?
Barreto - Me respeita, seu puto!
Jofre - Não vou te respeitarl Não vou te respeitar porra nenhuma!
Barreto - Você vai me respeitar, sim senhor!
Barreto agarra Jofre pelos cabelos e esmurra-o até que ele desfalece.
INT Edificio Marta.
Equipamento de gravação de som. A voz de Marta atendendo o telefone. O gravador girando.
Voz Marta - Alô.
Voz Mãe - Alô, Marta? Tua mãe.
Voz Marta - Oi, mãe. Como é que está Friburgo?
INT Apartamento Marta.
Rubens, amigo do casal, serve-se de uísque.
Voz Mãe - Aquele pilantra já apareceu?
Voz Marta - Ohl Mãe. Não fale assim. O Jofre sempre foi bom marido, bom pai...
Voz Mãe - Não existe homem que preste. Você já devia ter aprendido isso. A gente tem que ficar
sempre com o pé atrás. Teu marido nunca me enganou: sonso demais para o meu gosto. Bom, se
precisar de mim, é só chamar.
Ao fundo, lentamente, vão aparecendo Marta, Olga, mulher de Rubens, e as crianças. Marta ao
telefone. Olga trazendo um copo d'água.
Marta - Está bom. Se precisar eu chamo. Não, não é nada disso não. E coisa muito mais séria.
Tudo -bem... Se Deus quiser... Vai dar tudo ceno... Eu aviso.
Marta está desesperada. Senta-se numa poltrona, bebe a água que Olga lhe trouxe.
Marta - Ai, meu Deus do céu? Que pesadelo!
18Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.19
Marcelo, excitado, liga o toca-discos. Explode na sala a música Aquele Abraço, de Gilbeno Gil.
Marta levanta-se, furiosa, e vem em direção ao menino, que escapa de levar uma palmada porque
sai correndo.
Marta desliga o som e o clima de angústia continua. A campainha toca. Marta. Olga e Rubens vão
até à porta. Entra Miguel. Todos estão ansiosos.
Marta - Alguma coisa?
Miguel - Até agora, nada. Na firma não apareceu.
Marta - Eu tenho comprado jornais todo dia. Como é que duas pessoas morrem e os jornais não
falam nada...
Olga - Vai ver é a própria polícia que não deixa.
Rubens olha Olga com reprovação.
Marta aproxima-se.
Marta - E eles podem fazer isso?
Miguel - Censura, Marta. Dizem que estão preparando luta armada. É! Luta armadal Por que não
sai nos jornais?... Aí, Rubens, a Marta pensa que está na Suíça.
Marta não quer acreditar que a notícia do desaparecimento do marido possa estar censurada.
Marta - Que é que você quer dizer com isso?
Rubens olha Miguel com atenção.
Voz Marta - Que é que tem a ver uma coisa com a outra?
Miguel surpreso.
Miguel - Nada, Mána. Estou dizendo que existe censura, só isso.
Marta - Oh! Meu Deus! Que foi que fizeram com o Jofre?
O telefone toca. Miguel corre para atender.
Miguel - Aiô. É! É, sim. Moreira? Que Moreira? Ah! da polícia? Sou. Sou cunhado dela, irmão dele.
E, o irmão. Como??
Todos se aproximam de Miguel.
Miguel - Encontraram uma pessoa parecida com Jofre.
Marta - Onde? Como? Parecida?
19Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.20
Miguel, preocupado - Tá. Tá ok: Eu vou até lá.
Miguel desliga.
Marta - Até lá, onde?
Miguel está tenso. Prepara-se para sair.
Miguel - Instituto Médico-Legal.
Miguel vai para a porta da rua. Marta segura-se no braço de Olga.
Instituto Médico-Legal.
Um gavetão que se abre, fazendo enorme ruído. Um cadáver que não é visto senão por Marta,
Miguel, o funcionário, Rubens e Moreira. Marta está aterrada, olhando. O lençol é suspenso,
descobrindo o corpo para os presentes. Marta permanece imóvel durante alguns segundos e
sente alívio.
Miguel e Rubens também.
Marta - Não.
Todos.
Marta faz sinal que não.
Instituto Médico-Legal - corredor.
Miguel, Marta, Rubens e Moreira caminham em silêncio.
Moreira - Engraçado..., não é, Dona Marta?
Marta olha-o, impaciente.
Moreira - A gente desconfiando da senhora e a senhora desconfiando da gente.
Marta dá um suspiro.
Moreira - Também, tanto bandido, tanta violência. É natural...
(Para Miguel): Dizem que isso já está no sangue.
Marta olha Moreira.
Rubens - Também... a gente foi colonizada por quem? Português, bandido, degredado... Ainda
mistura de índio com crioulo, não dá, não é ?
20Pra Frente Brasil - Filme de Roberto Farias - p.21
Embaixo, no salão, está Olga. Não teve coragem de entrar.
Moreira - É isso aíl Nunca vi povo mais safado.
Moreira vira-se para Marta.
Moreira - A senhora, por exemplo...
Marta, caminhando, olhando Moreira.
Voz Moreira - ... pode ter vivido anos e anos com seu marido e saber muito pouco a respeito dele.
Todos. Moreira arremata.
Moreira - Brasileiro, Dona Marta, não presta mesmo.
Param. Estão próximos de Olga. Marta sentiu o que Moreira
disse, e olha para Miguel. Moreira, querendo lhe dar uma pallavra de confono, promete, sutil.
Moreira - A gente acaba agarrando seu marido, Dona Marta...
(Logo se corrige): A gente acaba encontrando ele.
Marta abraça-se a Olga. .
Moreira agora dirige-se a Miguel. Marta, Olga e Rubens vão
saindo. Miguel ouve Moreira, que fala um pouco demais,
atrasando-lhe a saída.
Moreira - Sabe quantos foragidos tem nessa cidade?
EXT Rua do Instituto Médico-Legal.
Marta abraçada a Olga, Rubens, e Miguel, que se aproxima.
Voz de Moreira - Milhares. Condenados, ladrões, terroristas...
Tudo solto na rua. A polícia não dá conta, é muito trabalho. ...mas, no que eu puder ajudar, estou
às ordens.
Marta não fala. Nem Rubens, nem Miguel. Olga também não.
É como se preferisse que o caso tivesse terminado ali. Rubens observa Miguel. Eles passam.
INT Restaurante.
Miguel, Marta, Rubens e Olga. A câmera se aproxima. Eles estão sentados, acabando de comer.
Miguel está preocupado. Procura uma explicação para o que
21Pra F
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